A lição do ouvido absoluto.


13/04/2020 às 20h39
Por Aline Almeida de Carvalho

Todos nós algum dia já ouviu falar da história de Mozart, uma história que apresenta a capacidade humana de fazer algo extremamente bem, pessoas que conseguem encontrar no âmago de suas capacidades o dom nato ou até mesmo inato para produzir ou executar algo.

As nossas habilidades são complexas e misteriosas, é como ter certeza de um talento inato que a vida oferece a partir do treinamento precoce para prática dessas habilidades. Existem talentos que obtemos através de dotes genéticos e com o passar do tempo desenvolvemos essas habilidades, nossos talentos são aflorados a partir do treinamento constante, qualquer pessoa pode desenvolver habilidades com treino e estudo. 

O condicionamento do nosso cérebro para obter habilidade plena depende muito de como temos o controle sobre ele, nossa mente é regida por gatilhos que surgem através de várias maneiras e com isso podemos tirar proveito da adaptabilidade do cérebro.

Ao longo da nossa vida adulta é possível desenvolver uma ampla variedade de novos recursos com treinamento correto, a adaptabilidade do corpo e cérebro transforma pessoas comuns em pessoas geniais, essa adaptabilidade cognitiva tem o poder de desenvolver as extraordinárias habilidades que podem aperfeiçoar com muita prática, trabalho e dedicação.

Podemos tirar proveito da incrível adaptabilidade do cérebro e do corpo humano e aperfeiçoar a área de sua escolha, é preciso pensar no potencial humano e obter poderes para assumir o controle da sua vida, esse potencial humano pode ser desenvolvido.

Existem pessoas que nascem com potenciais fixos e conseguem sobressair naquilo que fazem, não existem habilidades predefinidas, o treinamento cria habilidade, a adaptação cérebro e corpo, o aprendizado são formas de criar habilidades cada vez mais extraordinárias e devemos tirar proveito dessa habilidade inata.

Ninguém nasce com reserva fixa de potencial, é através das atividades que realizamos ao longo de nossa vida que desenvolvemos potenciais, podemos também criar nosso próprio potencial, podemos ter um excelente desempenho em determinada atividade, a prática de qualquer atividade pode lhe tornar um excelente profissional, o treinamento pode lhe tornar a melhor pessoa naquilo que faz e você pode alcançar o auge do desempenho.

Praticar deliberadamente pode ser um padrão de ouro para qualquer um que queira exercer com maestria sua profissão, construindo novas competências você pode se situar entre o melhor do mundo.

Se aperfeiçoar em algo é a continua vontade de aprimorar o que você faz mesmo que isso não seja fácil, mantenha o foco e se esforce, ser automotivado é um fator essencial para realizar tarefas com maestria e manter um padrão de excelência. 

Aprimorar suas habilidades requer também um desafio mental pois o cérebro responde e muda de acordo com cada treinamento e para atingir o padrão de qualidade de suas atividades é preciso um conhecimento profundo do que esta sendo aprimorado, é como um copro humano que não é formado apenas por ossos mas por órgãos e sistemas, uma estrutura estupidamente adaptável.

O potencial humano desenvolvido através de representações mentais podem ser usadas em qualquer atividade que você esteja praticando, podemos desenvolver representações mentais adequadas e ter um domínio específico para sobressair em seu campo de atuação.

Mantenha suas mudanças de vida , não se acomode, saia da zona de conforto e desafie a si mesmo pois quanto maior o desafio, maior será a mudança e aprender novas habilidades desencadeia mudanças estruturais no seu cérebro que podem lhe proporcionar gradualmente desenvolvimento de habilidades particulares, nunca pare de treinar por que suas habilidades podem ir embora.

  • habilidades
  • treinamento

Referências

Direto ao ponto - Os segredos da nova ciência da expertise - Anders Ericsson e Roberto Pool.


Aline Almeida de Carvalho

Bacharel em Direito - Salvador, BA


Comentários