A situação dos direitos humanos no Brasil é paradoxal, quanto mais feroz é o criminoso mais cuidados e atenção das entidades defensoras dos direitos humanos ele terá.
Temos milhares de casos de pessoas acusadas de pequenos delitos ou claramente inocentes que são terrivelmente injustiçadas pelo Estado, seja por prisões arbitrárias e sem fundamento jurídico, seja por processos administrativos sem o menor respeito ao direito a ampla defesa.
Mas em nenhum destes casos vemos a mídia ou ONGs de defesa de direitos se manifestando sobre esses casos de injustiça flagrante.
Só percebemos alguma manifestação em casos de grande repercussão e em casos onde a Polícia, seja civil , militar ou municipal está envolvida.
Nos inúmeros casos em que nosso judiciário, extremamente incompetente e preconceituoso ou prefeituras e organizações estatais promovem a injustiça, muitas vezes de forma inconsequente causando mais mal do que aquele que deviam coibir com suas ações, percebemos o mais absoluto silêncio tanto da mídia quanto das chamadas "organizações de defesa de direitos humanos".
Só quando nos dermos conta de que um abuso de direito cometido contra nosso vizinho, é também um atentado ao nosso direito é que teremos alguma segurança jurídica neste país.