Como se proteger de golpes na internet e por telefone? Conheça os 5 golpes que estão tendo auto índice de reclamação nos Procons.


14/04/2023 às 15h50
Por Eduarda Carvalho Borges

Como sabemos, com o advento da internet, as formas de atuação dos golpistas se multiplicaram. Atualmente, existem novos aplicativos, vírus e formatos diferentes para a aplicação de golpes. Abaixo, estão listados os 5 golpes com mais reclamações nos Procons e como se proteger!

1. Clonagem da tela do Banco no momento de realizar o PIX: essa prática geralmente ocorre por meio de softwares maliciosos (vírus) instalados no seu celular, que capturam as informações inseridas durante o processo de transação do PIX. Dessa forma, os criminosos conseguem clonar a tela do banco e simular uma transação legítima, fazendo com que o usuário transfira o dinheiro para a conta deles, mesmo que o valor total em conta seja diferente do valor da transferência.

Como se proteger: não abra links não confiáveis, principalmente aqueles encaminhados por mensagens de texto SMS. Caso note uma demora na transação, não efetue o pagamento! Volte para a tela anterior e verifique se os dados do destinatário estão corretos. Quando há um vírus instalado, os dados são modificados e podem aparecer informações divergentes.

2. Falsa Clonagem de Cartão: uma pessoa liga para você, se passando por atendente do seu banco, confirma suas informações e questiona se houve uma compra em um determinado lugar e horário. Como você não reconhecerá a compra, o criminoso irá realizar um falso procedimento de cancelamento do cartão por fraude e informará que um representante do banco irá até a sua residência pegar a parte do cartão, aconselhando que você corte a parte com o chip e a entregue. Agora, os criminosos possuem suas informações de confirmação e a parte do chip do seu cartão, podendo realizar compras.

Como se proteger: os bancos dificilmente entrarão em contato com você. Se alguma compra for suspeita, o procedimento é o bloqueio do cartão. Logo, se não for seu gerente de confiança entrando em contato, não confirme NENHUMA informação e NUNCA entregue seu cartão. Isso não é um procedimento de NENHUM banco.

3. Falso empréstimo: V você recebe uma proposta de empréstimo com juros baixos, mas para que o valor seja liberado, você deve pagar uma "taxa de liberação". Este tipo de situação é um golpe.

Como se proteger: não faça pagamentos para ter acesso a empréstimos. Nenhuma empresa legítima trabalha desta forma. Procure instituições financeiras de confiança.

4. Golpe do WhatsApp: um parente ou amigo envia uma mensagem dizendo "oi, troquei meu número, salva aí". Posteriormente, ele pede que você empreste dinheiro. É muito comum que nestes casos seja um golpista se passando por alguém que você conhece.

Como se proteger: entre em contato com a pessoa por meio de ligação e pergunte se ela realmente trocou de número ou se precisa de dinheiro emprestado. Há 95% de chance de ser um golpe, por isso, não realize transferências sem ter certeza da titularidade de quem irá receber.

5. Boleto Falso: Atualmente, é comum recebermos boletos através do e-mail, o que é um prato cheio para os criminosos. Eles encaminham o boleto informando que ele está em atraso algum valor, ou que não foi pago. Como, normalmente temos contrato com aquela empresa, há o pagamento, destarte, este é um Golpe muito comum.

Como se proteger:  Sempre confirme o beneficiário do boleto bancário e verifique se ele é o mesmo no momento do pagamento. Se houver divergência, solicite uma nova via de boleto diretamente com a instituição, evitando assim cair em golpes.

Caso ocorra qualquer situação suspeita, faça um Boletim de Ocorrência ou contate um Advogado.

  • direitosdoconsumidor;golpes

Eduarda Carvalho Borges

Advogado - Guarujá, SP


Comentários