Droga
É uma grande quantidade de qualquer substância, natural ou não, que não é produzida pelo organismo, e que tenha a capacidade ou qualquer tipo de propriedade que possa atuar modificando as funções normais de um organismo, provocando mudanças físicas ou psíquicas.
Essas drogas, em sua grande maioria causa dependência química ou psicológica, e em caso de overdose poderá levar até a morte, pois os efeitos das drogas não dependem só da substância consumida, mas sim da forma ou contexto em que a substância é usada, relacionada também a relação que o usuário tem com a substância, ou seja, as expectativas que ele tem ao consumi-lá. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas, que são as chamadas de origem natural, como por exemplo a Maconha, o Ópio, a Psilocibina, a Cafeína, a Nicotina. Temos as drogas que são produzidas em laboratórios, são elas as chamadas de drogas sintéticas, que são o Ecstasy, o LSD, as Anfetaminas e o Barbitúricos. Ainda tem as chamadas drogas semi-sintéticas, que seriam a Heroína, a Cocaína e Crack, a Morfina, entre outras, e outros tipos existentes de drogas que são os Solventes, os Inalantes, as Bebidas Alcoólicas, Cola de Sapateiro, o Lança Perfume, o Cigarro, o Charuto, Boa noite cinderela, entre outras. Elas podem ser classificadas de acordo com a ação, acentuada ou branda, sobre o sistema nervoso central.
As drogas estão classificadas em três categorias:
As depressoras;
As estimulantes;
Os pertubadores das atividades mentais;
Elas podem ser classificadas ainda como as drogas lícitas, que são aquelas permitidas em lei e as drogas ilícitas, as que são proibidas por lei.
Tipos de usuários:
Experimentador;
Usuário ocasional;
Habitual e dependente;
Podemos conhecê-los como: O uso na vida - que é qualquer uso que é caracterizado por um uso "experimental";
O uso no mês - que é uma vez nos últimos 30 dias;
O uso no ano - que é uma vez nos últimos 12 meses;
Diversas são as causas a serem consideradas para o uso das drogas, podendo citar o uso de substâncias por familiares ou amigos, bem como a disponibilidade dessas substâncias na nossa sociedade. Os problemas relacionados ao consumo excessivo de drogas vai além dos tratamentos da medicina, bem como a forma que é tratado na nossa legislação, que atualmente passou por um grande avanço quanto a questão relacionada a prisão, pois esta foi afastada em favor de outras medidas. O consumo dessas substâncias psicoativas por um indivíduo podem apresentar riscos pequenos ou até mesmo ser inofensiva, como por outro lado podem assumir padrões altamente disfuncionais, como os psicológicos e sociais, dependendo da maneira ou forma em que for utilizada.
Através desse breve resumo podemos aprender mais um pouco sobre a definição e o conceito relacionado à drogas, também vimos a sua classificação, o tipo de usuários e a maioria das causas de sua dependência, e dessa forma há de se entender que esse termo "droga" está relacionado à diversas interpretações, mais especificamente como uma ideia de algo que não é permitido, ou seja, de uso ilegal, no qual ocorrerá diversas modificações no comportamento dos indivíduos, como por exemplo as funções, as sensações, o humor, entre outras. Portanto podemos concluir que a forma que é utilizada a substância, bem como a expectativa do indivíduo, poderá levá-lo a dependência química e esta irá causar diversos danos ao organismo da pessoa que é viciada, comprometendo assim o sistema nervoso.