CORRESPONDÊNCIA JURÍDICA


24/10/2022 às 16h22
Por Juliane Gaião Correspondente

A primeira coisa que o profissional correspondente precisa é ter conhecimentos jurídicos e trâmites legais (seguimento para ter a devida resolução ou chegar a autoridade competente ). Advogado, estudante e bacharel podem atuar como correspondente.

O correspondente jurídico vai atuar para escritórios, advogados autônomos, logísticas jurídicas e departamentos jurídicos que precisam de suporte para resolver questões jurídicas fora da região da empresa.

As atividades que o estudante e o bacharel podem realizar são cópias em processos públicos (ou seja, que não tenha segredo de justiça) protocolos, visita in loco, pregão presencial, retirar alvarás, elaborar peças (sob supervisão de um Advogado com OAB) e verificar andamentos processuais.

Advogados podem exercer as mesmas atividades que o estudante e o bacharel e, além disso, atos privativos de advogado.

O rol de demandas do correspondente jurídico é exemplificativo e não taxativo, as demandas mais comuns recebidas são as famosas diligências.

 Diligências são atividades externas ao processo, significa sanar alguma pendência existente dentro do processo para que o processo siga o trâmite normal. Se dirigir ao órgão para tirar fotocopia do processo ou atender pedido do juiz de algo que esta faltando no processo, exemplo, alguma documentação, são algumas espécies de diligências.

Juliane Moura Gaião

  • correspondencia juridica

Referências

...


Juliane Gaião Correspondente

Estudante de Direito - Nova Iguaçu, RJ


Comentários