Os profissionais da área do Direito devem estar em constante atualização. É nesse contexto que surge a advocacia 4.0, a tendência da carreira do advogado moderno.
A advocacia terá como obrigação se aprimorar e se transformar com o uso da tecnologia desde a prospecção de clientes até os procedimentos internos como pesquisa de julgamentos e jurisprudência que poderá ser feita de maneira automatizada.
Por essa razão não devem se limitar ao âmbito meramente local. Com a tecnologia, pode focar em outros estados e até mesmo em países. É para isso que existem os profissionais tão importantes da Correspondência Jurídica: para auxiliar os escritórios e departamentos jurídicos como um braço , um apoio na realização de diligências e audiências, também com auditorias internas e dentre outras diversas e infinitas possibilidades.
Os causídicos poderão delegar para esses profissionais os serviços externos burocráticos e administrativos, a assessoria e também os serviços internos. Desta maneira, os advogados ficarão dedicados à parte processual, prazos e teses jurídicas.
Enfim, para ser um advogado 4.0 o profissional jurídico deve ser multidisciplinar: deve fazer cursos em áreas como marketing digital, empreendedorismo, gestão, finanças; deve usar a criatividade, usar a internet como ferramenta de publicação de conteúdo de relevância; fazer parcerias com profissionais da Correspondência. Com essas habilidades se tornará um profissional completo para o futuro mercado do Direito.