Quem foi Sobral Pinto? O autor da famosa frase "Advocacia não é profissão para covardes"


30/06/2022 às 14h34
Por Marcos V. F. Rodrigues

            Considerado um dos maiores da história, Sobral Pinto foi um famoso advogado que exerceu a profissão durante as duas grandes ditaduras brasileiras, a do Estado Novo e a do Regime Militar. 

            Enquanto, nos dias de hoje, jovens não conseguem sentar à mesa com parentes que possuam visões diferentes, Sobral Pinto, anticomunista ferrenho, defendeu pessoas que possuíam posições totalmente opostas às suas, os mais famosos: Luís Carlos Prestes e Harry Berger.

             No caso de Berger, precisou invocar a Lei de Proteção aos Animais para barrar o tratamento desumano dado aos presos políticos. Advogado destacado chegou a recusar uma nomeação ao Supremo Tribunal Federal.

             Por breves instantes apoiou o golpe de 1964, mas logo mudou de ideia em razão das violações de direitos humanos, passando a combater firmemente o regime. 

             Note-se que a frase, por muitas vezes banalizada, teve grande sentido nas palavras de seu criador. Afinal, como advogado, combateu os poderosos que tentaram lhe calar, sem auferir vantagens econômicas, tudo em nome dos princípios do Direito.

Autor: Marcos V. F. Rodrigues, advogado, pós graduando em Tribunal do Júri e Execução Criminal, amante de história. 

@marcos.figueiredo11

  • Sobral Pinto
  • Direito
  • Democracia

Referências

https://memoriasdaditadura.org.br/biografias-da-resistencia/sobral-pinto/

Tempo e História - Documentário sobre Sobral Pinto - youtube.com/watch?v=h0u3q0VJ354


Marcos V. F. Rodrigues

Advogado - Imperatriz, MA


Comentários