Sabia que 82% das empresas encerradas são abertas em MENOS DE 6 MESES de planejamento? E que apenas 37% das empresas encerradas investiram em CAPACITAÇÃO?
Muitas pessoas sonham em ter o próprio negócio, uns pela rentabilidade, outros pela liberdade. Porém, após iniciarem a jornada maluca que é empreender, muitos percebem que não se trata de um caminho reto para o sucesso, como imaginavam.
Vamos falar sobre os fatores que levam uma empresa ao fracasso:
1) FALTA DE PLANEJAMENTO PRÉVIO: Segundo o SEBRAE-SP, um dos fatores mais importantes para a sobrevivências das empresas, é o tempo de PLANEJAMENTO. Sabia que 82% das empresas encerradas são abertas em MENOS DE 6 MESES? Um tempo de planejamento maior permite que se conheça melhor o mercado antes de abrir a empresa, o que tende a aumentar as chances de sucesso.
2) FALTA DE APERFEIÇOAMENTO: Ninguém nasce sabendo empreender. Por isto, é fundamental a contínua capacitação do empreendedor e estar sempre atualizados a respeito das tecnologias do setor. Também, são importantes o aperfeiçoamento contínuo dos produtos/serviços, dos processos e procedimentos e da precificação.
3) NÃO BUSCAR INFORMAÇÕES: Apenas 44% dos empreendedores que fracassaram se anteciparam aos fatos e 47% buscaram intensamente informações. O que isto quer dizer? Basicamente que, se você não estiver sempre ligado às tendências de mercado, é provável que o seu concorrente esteja e que você fique para trás.
Todas as grandes empresas estão sempre de olho das atualidades e se adequando às novas formas de consumo para atender e/ou superar às expectativas dos clientes.
Lembre-se sempre de resolver os problemas enquanto eles ainda são pequenos!