Durante o período de carência, o plano de saúde é obrigado a cobrir despesas de emergência?


20/04/2016 às 00h42
Por Bruno Couto

Sim. Ainda que o contrato preveja período de carência, a seguradora está obrigada a oferecer cobertura de emergência ou urgência a partir de 24 horas depois de ter assinado o contrato. Veja:

“1. ‘Lídima a cláusula de carência estabelecida em contrato voluntariamente aceito por aquele que ingressa em plano de saúde, merecendo temperamento, todavia, a sua aplicação quando se revela circunstância excepcional, constituída por necessidade de tratamento de urgência decorrente de doença grave que, se não combatida a tempo, tornará inócuo o fim maior do pacto celebrado, qual seja, o de assegurar eficiente amparo à saúde e à vida‘. (REsp 466.667/SP, Rel. Ministro ALDIR PASSARINHO JUNIOR, QUARTA TURMA, julgado em 27/11/2007, DJ 17/12/2007, p. 174) 2. Diante do disposto no artigo 12 da Lei9.656/98, é possível a estipulação contratual de prazo de carência, todavia o inciso V, alínea ‘c’, do mesmo dispositivo estabelece o prazo máximo de vinte e quatro horas para cobertura dos casos de urgência e emergência. 3. Os contratos de seguro e assistência à saúde são pactos de cooperação e solidariedade, cativos e de longa duração, informados pelos princípios consumeristas da boa-fé objetiva e função social, tendo o objetivo precípuo de assegurar ao consumidor, no que tange aos riscos inerentes à saúde, tratamento e segurança para amparo necessário de seu parceiro contratual. 4. Os artigos 18, § 6º, III, e 20, § 2º, do Código de Defesa do Consumidor preveem a necessidade da adequação dos produtos e serviços à legítima expectativa que o Consumidor tem de, em caso de pactuação de contrato oneroso de seguro de assistência à saúde, não ficar desamparado, no que tange à procedimento médico premente e essencial à preservação de sua vida. 5.Portanto, não é possível a Seguradora invocar prazo de carência contratual para restringir o custeio dos procedimentos de emergência, relativos a tratamento de tumor cerebral que acomete o beneficiário do seguro.” (STJ, REsp 962.980/SP).

  • Direito do Consumidor

Referências

http://leonardocastro2.jusbrasil.com.br/noticias/324112253/durante-o-periodo-de-carencia-o-plano-de-saude-e-obrigado-a-cobrir-despesas-de-emergencia


Bruno Couto

Advogado - Natal, RN


Comentários