Porque é uma questão de visão de futuro.
As pequenas e médias empresas geralmente descuidam-se das suas necessidades jurídicas, isto porque, é comum a assessoria jurídica da empresa ser realizada por profissionais não especializados para este serviço, como por exemplo, contadores, administradores e, quando, por vezes a função é absorvida pelo próprio empreendedor.
Ainda vigora no Brasil a ideia de que os advogados são necessários mediante a existência de um problema real, tais como: Ajuizar uma ação, responder a um processo, no momento de dispensar um funcionário mais questionador, etc... , todavia, essa ideia é falsa!
A assessoria jurídica especializada confere maior segurança aos negócios.
Desta forma, o advogado deve estar presente desde o momento da concepção da empresa.
Costuma-se dizer que o contrato social é a certidão de nascimento da empresa. A redação deste documento merece total atenção do empreendedor, do contador e porque não do advogado?
E o que dizer da análise e elaboração de contratos, de uma assessoria trabalhista preventiva, de uma assessoria jurídica em procedimentos de licitação, de orientação jurídica a equipe de Gestão de Pessoas para atendimento da legislação trabalhista, de um planejamento tributário?
Muitos problemas existem porque os contratos e os acordos são feitos sem a assessoria adequada, com modelos retirados da internet, que deixam de prever obrigações e multas quando uma das partes deixa de corresponder com sua atribuição e/ou responsabilidade.
Na verdade, o empresário tem a falsa ideia de que uma assessoria jurídica lhe gerará custos, mas na verdade ela irá ajuda-lo a poupar tempo e dinheiro, além de conferir maior segurança aos seus negócios.
Como falamos no início é uma questão de visão de futuro do empreendedor.