Golpe do falso empréstimo, saiba como se prevenir


24/09/2021 às 15h25
Por Gustavo Henrique Hernandez Araújo

Nesta época de incertezas, devido a pandemia de coronavírus, muitas pessoas estão precisando de dinheiro, algumas porque perderam o emprego, tiveram o salário reduzido, ou tiveram seus ganhos diminuídos pelo fechamento do comércio, essa falta de dinheiro, leva as pessoas a pensarem pouco e serem seduzidas facilmente.

É neste momento que pessoas mal intencionadas se aproveitam da vulnerabilidade alheia, principalmente de pessoas mais velhas ou com pouca familiaridade com tecnologia para lhe oferecerem empréstimos por whatsapp ou outro aplicativo de mensagens.

Normalmente estes empréstimos, lhe oferecem todo tipo de vantagens como dinheiro rápido, juros baixos, sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito, entre outras, porém uma coisa sempre se repete é pedido que você deposite uma quantia em dinheiro como garantia, e aqui está o ponto, isto não existe! Se isso acontecer ligue o sinal vermelho, pois como alguém que está precisando dinheiro teria que depositar uma quantia adiantada?

Seguindo com o assunto, você deposita esta caução sob várias justificativas como pagamento de taxas, garantias seja o que for, normalmente em uma conta de pessoa física, e após o depósito quem lhe ofereceu o empréstimo some com o dinheiro sem te entregar nada.

Vou listar abaixo alguns sinais que deve ficar atento para que você não caia neste tipo de fraude:

se lhe pede adiantamento de dinheiro.

empresas não conhecidas

oferecendo sem solicitação orçamentos ou produtos, através de aplicativos de mensagem como whatsapp,

o depósito a ser feito em conta de pessoa física

o atendente fica lhe apressando para fazer o depósito, ou te ameaçando com processos e afins.

empresas sem autorização para exercer esta atividade

Sendo assim preste atenção nos sinais e pesquise muito antes de fazer empréstimos, prefira sempre empresas conhecidas e que possuem boa fama no mercado, e sempre utilize seus canais oficiais

Se for vítima procure seu advogado e as autoridades policiais para serem tomadas as medidas cabíveis.

espero ter ajudado, e até a próxima.

  • direito do consumidor
  • empréstimo
  • golpe

Gustavo Henrique Hernandez Araújo

Advogado - São Paulo, SP


Comentários