A importância do caderno na era digital. (Método Bullet Journal)


11/04/2020 às 13h58
Por Aline Almeida de Carvalho

A ideia de ordem e disciplina fascina a muitos, são qualidades belíssimas e em tempos atuais organizar o caos é uma tarefa quase impossível, requer mudança de pensamento, erros e acertos, fazer anotações em cadernos, agendas, estas são as ferramentas para que possamos dar os primeiros passos de organização metal num modo analógico.

Quando aprendemos a lidar com nossas limitações somos capazes de obter uma visão de nossa mente organizada. As frustrações são desafios organizacionais que quase todo profissional enfrenta, no inicio da nossa profissão precisamos implantar técnicas que facilitem nosso dia a dia para que nossa rotina de atividade sejam eficiente. Não podemos perder de vista o nosso quadro geral das atividades diárias, pensando nisso é importante o conhecimento e aprendizado de truques que possam registrar e executar nossas atividades. A falta de autoconhecimento nos deixam de frente as questões que achamos saber e dominar, a era digital chegou para bombardear informações e estimular nosso cérebro e isso é fatigante, seguir um método para um refúgio analógico onde podemos filtrar o que realmente importa e se concentrar nisso garante uma produtividade acima do habitual.

As pessoas introspectivas tem uma comunicação direta com a autoconfiança e registram os fatos mais importantes de sua vida de forma analítica gerando uma auto crítica e melhor juízo dele mesmo.O método de organização mental tem duas fases, o sistema e a prática, o sistema é simples, anotações sobre sua tarefa diária e a prática é um misto de filosofia que definem como viver com propósitos e realizar objetivos, é atemporal superar desafios e ter consciência de como utilizamos dois recursos valiosos, o nosso tempo e nossa energia.

O método vai lhe ajudar a produzir mais e trabalhar menos apenas identificando o que é importante e se concentrando nisso, aniquilando o que é irrelevante, produtividade, atenção plena e propósito são requisitos para que esse método tenha sucesso em sua vida. Fazer várias coisas ao mesmo tempo cria um fenômeno que nos paralisa devido ao excesso de informações e isso é ruim para focarmos em algo, ser produtivo requer o autocontrole sobre as distrações digitais. Organizar suas atividades no caderno possibilita um sistema analógico que lhe tira dessa turbulência frenética que é a era digital, lhe possibilita a concentração e a reflexão, sua mente deve caminhar lado a lado com a sua vida objetivando seus pensamentos com mais clareza.

Se preocupar onde mora seus pensamentos em era digital faz toda diferença, concentrar as suas ideias em um único lugar automaticamente você deixa de reagir e passa a agir, fragmentar seus objetivos em tarefas menores e mais fáceis de gerenciar é um grande passo para organizar em modo analógico, o caderno deve ser uma ferramenta poderosa para mudar a sua vida em suas atividades, sua energia fica focada no que realmente importa. 

Devemos ter atenção plena e acordar para o que esta em nossa frente, isso lhe trará consciência de onde você esta , do seu lugar, sua identidade e propósito,o ato de escrever a mão reflete atenção plena que esse mundo distraído nos tira, esquecemos rapidamente das coisas que pensamos que nunca esqueceríamos tornando esse fenômeno nosso maior inimigo, a procrastinação é um forte aliado do fracasso.

A nossa rotina diária não pode ser um labirinto, devemos ter convicção do que estamos fazendo e muitas vezes a pressa de uma vida atarefada pode estabelecer uma parede entre nossas ações e nossas crenças, a opção pelo caminho com menos resistência oferece uma distância entre atenção plena e prosperidade, a forma de administrar através desse método é um desafio empresarial, escalar as montanhas certas, aceitar e encarar suas verdades sem ofuscar as suas lutas é ser fiel a si mesmo. 

Os nossos sonhos devem ser realizados e para isso é preciso fazer as escolhas certas, essas escolhas se apresentam de todas as formas e sua mente deve ter o poder de direcionar alguma coisa, deve ter seu objetivo e fim pretendido, ser fiel a si mesmo é saber o que você quer e cultivar o autoconhecimento deve ser a primeira tarefa, prestar atenção no que reverbera em nós, o que estimula o nosso interesse, definir nossos sonhos com base no que acreditamos é a verdadeira essência do negócio.

O cultivo do auto conhecimento é uma tarefa contínua, nossa rotina coloca tudo no automático e ofusca essa capacidade de discernir o que é significativo ou não em nossas vidas, podemos modificar essa narrativa para desenvolver habilidades incríveis como entender que todos os dias os nossos pensamentos não são ordenados, precisamos vencer  essa luta focando no que importa ordenando nosso pensar e limitando decisões.

Limitar nossas decisões é diminuir escolhas em nossas vidas, o preço biológico de toda tomada de decisão força o indivíduo a selecionar e ser indiferente, o resultado dessa difícil tarefa sempre é a fadiga que nos deixa constantemente irritados, ansiosos e sobrecarregados e para esse refúgio, mergulhamos na distração.

Os nossos pensamentos, antes de tomarmos decisões devem ser anotados, essa escrita possibilita examinar com clareza as nossas decisões e esvaziar a mente e assim tomamos o controle da nossas vidas. Comece hoje a fazer um inventário da sua mente, reveja o que você vem cultivando e tire tudo que vem preenchendo de forma inútil o espaço mental e emocional, para isso pegue um papel e anote utilizando a seu favor o método Bullet Journal.

  • organização
  • disciplina
  • mudança

Referências

O Método Bullet Journal - Ryder  Carroll.


Aline Almeida de Carvalho

Bacharel em Direito - Salvador, BA


Comentários