Há algum tempo venho querendo escrever acerca dessa figura importante nas audiências trabalhistas, o Preposto.
A tarefa do preposto não é a das mais prazerosas, é de muita correria, trabalhar a memória, e em alguns casos ser odiados pelos reclamantes ou advogados.
Esta semana entre uma audiência e outra ouvi o seguinte comentário “se você esta aqui representando a sua empresa é porque ela confia e acredita em você”.
O comentário foi da preposta de uma empresa que foi incluída como subsidiaria no processo em que o meu cliente era réu, e foi dirigido para a preposta do meu cliente.
Achei muito interessante o pensamento da preposta, uma vez que no dia a dia o que mais identificamos são prepostos totalmente insatisfeitos por estarem nessa condição, e em alguns casos jogando até contra a defesa da empresa ou advogado.
É importante dar um tratamento diferenciado para o preposto, conscientizá-lo da parceria, preposto e advogado, e acima de tudo a sua importância para o sucesso na audiência, no processo, e do trabalho do advogado.
O preposto é, na maioria das vezes, a chave que estava faltando para o êxito na instrução do processo em audiência, pois os detalhes da rotina do reclamante quem melhor sabe informar é o preposto, detalhes que são essenciais para o advogado promover um boa instrução.
É claro, que temos situações que o preposto não sabe nada! Fica a experiência do advogado.
Como também, apesar de não saber nada, o preposto utiliza de sua experiência para desenvolver de forma favorável o depoimento.
Mesmo porque, sabemos que o preposto precisa saber dos fatos!
Acredito que o sucesso na audiência de instrução é a parceria entre advogado e preposto. Precisamos do preposto e ele de advogado, então a parceria é necessária!
Se você gostou, curta, compartilhe e comente.
Ceumar Bezerra de Assumpção
✔Me adicione no Linkedin
✔Me envie email: ceumar.bezerra.cb@gmail.com
✔Me chame no Skype para um bate papo: ceumar147119
✔Curto minha Fanpage: Ceumar Bezerra Assessoria Trabalista