Matemáticas


25/02/2015 às 11h07
Por Advocacia Daniel Gomes

Matemáticas

As matemáticas são de suma importância para a compreensão da realidade, assim como a Sociologia e o direito são para o convívio social.

Com possibilidade de interpretações firmes e fidedignas, sem se afastar um grau sequer nas avaliações, e correlações, com uma hermenêutica plausível, profunda, verdadeira e segura.

A matemática através da Lógica Fuzzy (a que considera graus de aplicabilidade dos predicados e reconhece que uma proposição e sua negação partilham de uma quantidade determinada de crédito) consegue aplicação coerente às realidades. Busca-se por essa via de conhecimento, determinar, qualificar e quantificar valores até então desconsiderados, quais sejam, as relações de dimensões entre os corpos, comparando-se apenas estes corpos entre si mediante parâmetros predeterminados e com o uso da lógica clássica. Essa matemática, intrinsecamente ligada aos aspectos fractais nos coloca bem mais próximos da realidade do mundo, deixando de lado as velhas estatísticas; meros números insensíveis e frios e se enveredando pela Lógica Fuzzy. Esta é uma lógica difusa. Assim os valores procurados, determinados e obtidos refletirão mais coerência com a realidade.

Sabemos que o direito é: “o ideal de Justiça visado pelas regras jurídicas, tendo por fim a garantia da liberdade”. Este direito deve ser entendido como ciência. Desta forma estaríamos bem mais próximo do real, do concreto.

O direito que está contido, apenas nos livros, aquele direito delimitador, impositivo apenas, posto, pragmático, “perfeito”, repleto de paradigmas, “fórmulas” que não permitem variações, a não ser as já previstas, nas entrelinhas, o que é uma apologia negativista ao conhecimento, este realmente não existe para o mundo, o espaço em que vivemos todas as nossas experiências.

  • Matemáticas é Artigo dos Fractais

Advocacia Daniel Gomes

Advogado - Santos, SP


Comentários


Mais artigos do autor