Regularização de Imóveis na Prática


18/05/2022 às 14h59
Por Ribeiro & Tobias Advocacia e Consultoria

 

Você sabia que existem mais de 30 milhões de imóveis irregulares no Brasil? O seu é um deles?

 

O nosso escritório de advocacia busca regularizar e solucionar qualquer problema de imóvel no Brasil. Entregando resultado com seriedade e transparência, contamos com ampla experiência e parceiros de qualidade para regularizar seu imóvel!

 

 

Como Regularizar?

 

A regularização depende de vários fatores, onde está o imóvel?  De quem é a propriedade? Está em zona rural ou urbana? Existe algum contrato de gaveta? De quem é a posse atualmente? Há quanto tempo a posse é exercida por uma determinada pessoa ou família? Etc… Etc…

 

Após fazer algumas perguntas, você terá uma noção melhor quanto ao caminho a ser adotado para a regularização do seu imóvel. 

 

Ainda, é preciso entender neste momento também que, dependendo do procedimento a ser adotado e da complexidade da regularização, é necessário também a contratação de outros profissionais, tais como engenheiros, arquitetos e agrimensores.

 

 

Quais são os métodos utilizados para regularização de imóveis?

 

O principal de todos os métodos é o chamado usucapião, sendo os principais o extrajudicial e o judicial, que subdivide-se em várias espécies, como, rural, urbano, ordinário, extraordinário, etc.

 

Também, é bastante comum a regularização pela chamada adjudicação compulsória, muita utilizada nos casos de regularização de imóvel com contrato de gaveta.

 

 

Quando preciso regularizar o imóvel?

 

No mais das vezes, os casos mais comuns onde há necessidade de se fazer a regularização são nos casos de reforma que levaram construção ou de demolição de algum “prédio” no terreno, aumento de área, desmembramento ou unificação de terrenos/construções, alteração de uso residencial para comercial, impostos atrasados, compra de posse, e legalização da posse e propriedade.

 

 

A regularização valoriza o imóvel?

 

Outra vantagem também para a regularização do imóvel é a valorização que ele vai ter depois de regularizado. Num primeiro momento pode não parecer grande vantagem ver o patrimônio aumentar sem colocar dinheiro no bolso, mas pense que na hora da venda o lucro vai ser muito maior.

 

Em alguns casos já vimos imóveis regularizados terem valorização na casa dos 50%.

 

 

No caso da venda, como vender o imóvel rápido?

 

No momento da venda do imóvel é muito importante que o “RG e CPF” do imóvel estejam certinhos.

 

Isto porque, com a plena regularidade do imóvel a venda irá ocorrer de forma mais ágil e segura. O comprador terá a opção de financiar o imóvel com o banco, e assim, mesmo que não tenha o dinheiro à vista, o vendedor do imóvel regular (você) contará com um grande banco por trás trazendo segurança e recursos para a compra e venda.

 

Mas lembre-se, a opção de financiamento na venda só é possível com o imóvel completamente regular.

 

 

Advocacia Especializada em Regularização de Imóveis

 

Por fim, através da nossa assessoria jurídica, é possível entender qual o melhor caminho para conseguir a regularização do imóvel. 

 

Nós da Ribeiro & Tobias Advocacia e Consultoria contamos com uma equipe especializada, com experiência em regularização de imóveis, pronta para te atender e tirar todas as suas dúvidas, entre em contato por nosso What'sApp, temos um time de especialistas para te ajudar.

 

Caso tenha dúvida sobre outros assuntos visite nosso Blog, lá abordamos uma infinidade de temas.

 

  • regularização imobiliária
  • usucapião
  • direito imobiliário

Ribeiro & Tobias Advocacia e Consultoria

Advogado - Mogi das Cruzes, SP


Comentários