Atendimento ao Cliente na advocacia


11/03/2017 às 16h51
Por André Arnaldo Pereira

O atendimento ao cliente no escritório de advocacia exige cuidados essenciais para que o escritório tenha uma boa imagem e para que o advogado responsável seja reconhecimento por sua capacidade profissional e administrativa. Principalmente em início de carreira, o advogado deve investir na qualidade do atendimento ao cliente, dando-lhe a atenção necessária e atendendo suas necessidades.

O primeiro contato no atendimento ao cliente é o divisor de águas num relacionamento que pode durar muito tempo. Para o cliente, este é o momento em que ele poderá comprovar tudo o que imaginou a respeito do advogado e, para o advogado, trata-se da oportunidade ideal para conseguir a confiança do cliente e lhe mostrar sua capacidade profissional.

Para melhorar o atendimento ao cliente, é necessário antes trabalhar com a insegurança e com o nervosismo, naturais das primeiras tratativas. A constante prática do bom atendimento é que pode melhorar o relacionamento com o cliente, permitindo que, com o tempo, o advogado possa fazer todos os ajustes de comportamento e de conduta, mostrando sua competência e habilidade.

Atendimento ao cliente: cuidados com a recepção

Normalmente, os escritórios contam com pelo menos uma recepcionista e essa área exige atenção especial por parte do advogado. A qualidade no atendimento ao cliente, na maior parte das vezes, está nas mãos da recepção, pessoas que ficam na linha de frente, como a secretária, a telefonista ou um atendente.

Ao mesmo tempo em que o advogado deve se atualizar constantemente em sua profissão com cursos e treinamentos, o pessoal da recepção também deve passar por constantes treinamentos para melhorar a qualidade no atendimento. O advogado só poderá mostrar competência, provocando uma excelente primeira impressão quando o cliente constata que o atendimento pela recepcionista é de qualidade.

Grande parte das vezes o cliente é surpreendido na porta de entrada pela falta de conscientização e de treinamento por parte da recepcionista, como, por exemplo, na solicitação de uma informação ou na transmissão de um recado. Assim, uma recepcionista deve estar informada sobre todos os trâmites de um processo, mesmo não sendo advogada, para, pelo menos poder passar as informações de forma correta para o cliente.

Também é preciso sempre ter o cuidado de usar o vocabulário correto com a pessoa correta. Ao falar com uma pessoa mais humildade, nem o advogado nem a recepcionista devem usar vocabulário difícil, procurando manter uma conversa sincera, onde o cliente entende o que está ouvindo.

O escritório de advocacia é um ambiente com algumas especificidades, exigindo profissionais bem treinados, conscientes de sua responsabilidade e com capacidade para direcionar as atividades e manter os clientes com o conhecimento necessário sobre os processos, possibilitando que tenham maior confiança no que o advogado está fazendo.

O cliente é especial, esta deve ser a primeira regra

Em qualquer atendimento, o cliente precisa sentir que é uma pessoa especial, que está sendo respeitado e valorizado. Esse atendimento ao cliente é feito desde as menores atitudes e, portanto, sempre que surgir um novo cliente, ele deve ser respeitado como uma pessoa que precisa ter seus problemas resolvidos.

Desde a recepção, é preciso demonstrar interesse pelo cliente, ouvir atentamente o que ele tem a dizer, trata-lo pelo nome, fazer com que se sinta confortável, deixa-lo tranquilo e com capacidade de se expressar.

Além do atendimento ao cliente com esses cuidados, o advogado deve orientar seus funcionários também com relação à imagem passada para o cliente, e essa imagem começa pela roupa adequada, pela maquiagem e pelos acessórios discretos.

O escritório de advocacia que cuida do atendimento ao cliente certamente terá melhores condições de mostrar a capacidade e a habilidade do advogado que o comanda.

  • advogado
  • atendimento ao cliente

André Arnaldo Pereira

Advogado - Santa Rosa, RS


Comentários