Levantamento mostra que a cada 16 s uma tentativa de fraude é realizada no Brasil


02/08/2017 às 13h39
Por André Arnaldo Pereira

A cada 16 segundos, uma tentativa de fraude é realizada no Brasil. Apenas de janeiro a maio de 2017, o país contabilizou mais de 780 mil tentativas de fraudes. A área de telefonia foi a mais atingida neste ano, acumulando cerca de 40%, com mais de 300 mil casos.

Neste estilo de golpe, as informações pessoais são usadas pelos criminosos para abrir contas de celulares ou adquirir aparelhos eletrônicos, por exemplo. Esses são dados do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude.

Geralmente, o golpe na telefonia tem a função de porta de entrada para os criminosos efetuarem crimes em outras áreas. Os fraudulentos tendem a adquirir telefone para contar com um comprovante de residência e, deste modo, conseguir talões de cheque e cartões de crédito, efetuando até empréstimo no nome das vítimas.

Deste modo, o nicho de serviços aparece em segundo lugar no relatório com mais tentativas de fraude, com aproximadamente 230 mil, equivalendo a 30% do total. Em terceiro lugar se encontram os bancos com 24% e mais de 187 mil golpes.

Fraudes encontram condições ideais

De acordo com o levantamento do Serasa Experian, o retorno gradual do cliente ao mercado de crédito depois de dois anos de crise pode estar facilitando a aplicação destes golpes, uma vez que os delinquentes acreditam que os tempos de maior movimentação são ideais para os crimes.

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito indicou um aumento de 2% nos primeiros seis meses de 2017, em comparação com a mesma época do ano passado na quantia de brasileiros que procurou pela oferta de crédito.

Segundo estudos da Serasa, é preciso apenas perder um documento para dobrar a chance de ser vítima de um golpe, uma vez que os dados pessoais são utilizados por outros para os mais variados crimes.

Para evitar problemas, quem sofreu com a perda de documentos pode se cadastrar gratuitamente no www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos/ e ainda realizar um boletim de ocorrência (BO) em uma delegacia perto de sua residência. O BO auxilia a diminuir o perigo e impede inúmeros problemas.

Conheça as principais fraudes cometidas no Brasil

O indicador também listou os principais crimes de fraudes cometidos no país:  

1 – Aquisição de smartphone com documentação roubada ou falsa.

2 – Emissão de cartões de credito, ou seja, o criminoso pede um cartão de crédito utilização uma documentação falsa, deixando toda a dívida para a vítima.

3 – Compra de carros ou motos: o criminoso dá entrada em um carro com uma identificação falsa e também se evade deixando toda a conta para a vítima

4 – Financiamento de eletrônicos e eletrodomésticos: o golpista adquire um material utilizando o mesmo esquema e coloca todo prejuízo nas costas da vítima.

5 – Abertura de conta em instituição financeira: o criminoso abre uma conta em uma instituição financeira com documentação de terceiros. Neste cenário, os inúmeros produtos fornecidos aos clientes, como, por exemplo: cheques, cartões, empréstimos, aumentam consideravelmente o prejuízo repassado às vítimas e até as instituições bancárias.

  • fraude
  • fraudes

André Arnaldo Pereira

Advogado - Santa Rosa, RS


Comentários