O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será efetuado no dia 8 de outubro em todo o Brasil. A partir de 2017, o exame também contará com a missão de conceder o certificado de conclusão do ensino médio aos interessados em todo o território nacional.
Vale destacar que até 2016, as pessoas que possuíam mais de 18 anos tinham a chance de utilizar o rendimento no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter o diploma de conclusão do nível médio.
Desde modo, todo o processo de oficialização da educação de nível médio será feito unicamente pelo Encceja. Este é uma prova realizada em todo o país e até mesmo no exterior, visando garantir o desenvolvimento acadêmico, econômico e profissional dos brasileiros.
Entenda a importância do Encceja
Outro ponto positivo do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é que os candidatos não precisam arcar com nenhum tipo de taxa financeira para oficializar a sua inscrição.
As perguntas vão ser de múltipla escolha, sendo que o estudante poderá optar por alguma das quatro possibilidades de resposta. É importante destacar que o cidadão terá que obter, ao menos, 50% de acerto em cada disciplina e tirar uma nota 5 na sua redação. De acordo com informações do Portal G1, da Rede Globo, a despesa por estudante chega a 40 reais.
Por que substituir o Enem pelo Encceja?
Conforme o órgão responsável pela aplicação das provas, o Encceja é considerado um mecanismo muito mais apropriado para analisar as pessoas que não tiveram a chance de finalizar os seus estudos na faixa etária ideal.
“O Enem, na sua estrutura, não é um exame para a certificação do ensino médio. Ele se caracteriza muito mais para o acesso ao ensino superior. O Encceja é preparado para fazer esse tipo de avaliação, das pessoas que não tiveram acesso na idade certa”, disse a presidente do Inep, Maria Inês Fini.
Segundo dados de Maria Inês, menos de 10% dos candidatos que realizavam o Enem em busca da certificação de ensino médio foram bem sucedidos nos anos anteriores.
Quem pode se inscrever no Encceja 2017?
Basicamente, o exame pode ser aproveitado por jovens acima dos 15 anos com a intenção de conquistar a certificação do ensino fundamental e para àqueles que já tem mais de 18 anos com a finalidade de finalizar o ensino médio.
Levando em consideração as estimativas do Inep, aproximadamente 220 mil estudantes do ensino fundamental devem se inscrever no Encceja, além de 810 mil alunos do ensino médio.
Por fim, o teste também está à disposição de pessoas que cumprem pena no sistema carcerário e também para brasileiros que residem fora do país.