O Instagram, aplicativo usado para compartilhar fotos do Facebook, está lançando uma ferramenta que permite o controle de comentários publicados nas fotos dos usuários, através de uma lista de palavras que considerem ofensivas ou inapropriadas, que serão automaticamente omitidas nos posts dos seguidores.
O problema de comentários abusivos está sendo bem observado na internet, além de perseguições online, o que tem feito que muitas celebridades desativem suas contas, levando as plataformas a buscar meios de defender seus usuários.
Há pouco tempo o Twitter suspendeu em definitivo diversas contas de usuários que faziam assédio à atriz Leslie Jones, de Ghostbusters, que já havia fechado sua conta e o Instagram tomou a decisão após Justin Beiber deixar o site, ameaçando processar diversos usuários em virtude da reação provocada por uma foto que ele postou.
O Instagram já permite exclusão de comentários
O recurso implantado pelo Instagram está sendo posterior a outro, que já permitia exclusão de comentários, com bloqueio de contas através dos relatos de usuários. Esta nova ferramenta permite que o próprio usuário crie uma lista de palavras inadequadas, ou usando uma lista padrão do Instagram, ocultando o que considerar ofensivo em sua página.
O criador do Instagram, Kevin Systrom, publicou um comunicado no site da plataforma, onde defendeu a importância de manter a segurança dos usuários, garantindo que eles possam continuar se expressando livremente, lembrando que “a beleza da comunidade do Instagram é a diversidade de seus membros, de diversa origens, raças e gêneros, de orientações sexuais diferenciadas, que consideram o Instagram sua casa”.
Ele lembra em sua postagem que os comentários podem ser cruéis e que é necessário promover uma cultura onde todos possam se sentir seguros, sem críticas ou assédios. Para Systrom, essa proteção é uma responsabilidade do Instagram como empresa e a ferramenta é uma forma de mostrar que o Instagram está preocupado com a integridade moral de seus usuários.
Ele ainda reconhece que a ferramenta não é a solução definitiva e que o problema de assédio é muito complexo, o que exige que a empresa continue a buscar recursos para proteção dos usuários, mantendo a rede social como um espaço positivo para todos.
Comentários maldosos e assédio: um mal recorrente nas redes sociais
O problema de comentários maldosos, de assédio moral ou mesmo de ameaças de agressão física não é novo nas redes sociais, exigindo mesmo a atenção de autoridades sobre o assunto.
Os recursos em poder das autoridades já permite que sejam rastreados os responsáveis por comentários, assédio ou ameaças. A Justiça, no entanto, ainda não possui bases para processar ou autuar elementos que agem dessa forma, muitas vezes deixando que os proprietários de perfis passem por situações constrangedoras, com apenas a possibilidade de extinção de sua conta e trazendo prejuízos, principalmente quando se trata de uma figura pública.
A internet não é uma terra sem lei, muito embora pessoas sem escrúpulos se deixem levar pelos próprios instintos. É um mundo que, mesmo virtual, é feito por pessoas reais, que precisam assumir a responsabilidade por seus atos.