Durante o curso de Direito, o novo advogado não aprende muito a respeito do início na sua profissão. Assim, parece fácil montar o próprio escritório ou começar em algum grande escritório ou mesmo no departamento jurídico de uma empresa. Quando olha para um advogado bem sucedido e com prestígio, o novo advogado pode ver grandes possibilidades financeiras, mas esse perfil está cada vez mais longe de ser a realidade para um novo profissional.
Exatamente por isso é que há tantos advogados formados e conformados, acomodados, esperando que algo caia do céu para dar um empurrão em sua carreira. É preciso entender que qualquer profissional em início de carreira vai encontrar dificuldades e, para o advogado, não é diferente.
Na advocacia, como em qualquer outra carreira, é muito difícil conseguir prestígio. É preciso dar-se conta de que uma imagem não pode ser imposta, mas sim construída, desde o início da faculdade, trabalhando para a construção de uma sólida reputação na sociedade.
Escolhendo o caminho a tomar na profissão de advogado
Para o novo advogado, a sua formação oferece um leque de opções, mas, se ele não der o primeiro passo, nunca conseguirá alcançar seus objetivos. O primeiro grande passo para chegar onde quer, certamente, é a tomada de decisão. É preciso escolher o caminho que vai seguir, lembrando que são as decisões e não as condições que irão determinar a carreira.
Quando se toma uma nova decisão, automaticamente você entra em movimento, gerando um efeito norteador, começando a mudar sua forma de ver o mundo e a sua profissão. Essa é a hora para analisar as circunstâncias e deixar claro para você mesmo que está buscando o sucesso profissional, ou melhor, encontrando um caminho para chegar ao sucesso.
Para começar esse caminho é preciso deixar o orgulho e a vergonha de lado, procurando apoio de colegas, de outros novos advogados, de advogados mais experientes, dos familiares e amigos e apresentar-se condignamente no meio jurídico, "bater na porta de escritórios" e se fazer conhecido.
Abrir-se para novas oportunidades e nunca fechar qualquer porta é o mais importante no começo da carreira. E essa é uma tomada de decisão que vai influenciar o restante de sua carreira. Para começar sua vida como advogado também é preciso experimentar e procurar as oportunidades, abrir-se para elas e criar novos cenários, mostrando seu potencial e abrindo seus próprios caminhos.
O começo da carreira deve ser também o momento de superar preconceitos com relação a tudo o que você já sabe ou acha que sabe. O novo advogado vai passar por muitas mudanças ao longo de sua carreira e precisa estar preparado, tanto para mudanças boas quanto para as ruins, enfrentando os altos e baixos, as conquistas e as renúncias.
Aqui, é preciso lembrar que você, como novo advogado, só chegou onde está através de suas próprias decisões e das oportunidades que aceitou. Essa condição é que deve permear o início de sua carreira, podendo determinar o seu futuro. Perceba que você não pode ficar parado, ficando apenas no discurso, e sim tomando atitudes que, de início, podem parecer difíceis, mas que irão trazer resultados.
O mercado jurídico que o novo advogado enfrenta é muito maior do que antes. É um cenário onde só vence o mais forte, o mais brilhante, o mais dedicado. E você, como novo advogado, deve ser esse profissional.
Crie a consciência de que, para vencer como advogado, você tem muito trabalho pela frente. Não basta apenas sua formação jurídica. Agora é hora de dar a manutenção para tudo aquilo que aprendeu, mantendo sua atualização com relação à legislação, conhecendo mais a respeito do mundo jurídico e lutando pelo seu próprio futuro.
Ou seja: para finalizar, depois de formado é hora de sair da zona de conforto.