Como escolher a melhor área jurídica?


22/03/2017 às 21h30
Por André Arnaldo Pereira

Uma das coisas que normalmente preocupam um novo advogado, depois de graduado em Direito e de ter conseguido aprovação no exame da OAB, é a área de especialização que ele irá escolher para ser a base de sua carreira profissional.

As áreas disponíveis são muitas, desde as mais conhecidas, como Direito Tributário, Direito Criminal, Direito Civil ou Direito Trabalhista, até as mais recentes, como Direito Internacional, Direito do Agronegócio, Direito Minerário e Direito de Navegação, entre outros.

Um advogado com especialização é um profissional que dá um passo importante para conseguir sucesso na carreira, devendo procurar sempre aquela com que tenha mais afinidade.

Contudo, como procurar e escolher a especialização melhor para o seu próprio perfil? Caso você ainda tenha dúvidas, vamos oferecer algumas recomendações para ajudar você a escolher o melhor para o seu futuro:

1.     Conheça todas as opções

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer quais são as opções e como deverá ser sua atuação ao escolher qualquer uma delas. Entre as áreas mais conhecidas de especialização, temos a civil, a trabalhista, a previdenciária, a ambiental, a tributária, a empresarial, a penal e a eleitoral.

Ao escolher uma especialização é preciso que você se lembre de que essa condição permite que você tenha maior destaque entre os profissionais do Direito, e isso se torna um ponto a seu favor na hora de uma contratação.

Advogados especializados em alguma área normalmente são os preferidos por determinadas empresas e, ao fazer uma opção, você poderá abrir muitas portas.

Portanto, procure conhecer todas as opções, principalmente aquelas que estão começando agora, mantendo-se sempre atualizado e lembrando, também, que, mesmo que você tenha o seu escritório, poderá ser contratado por uma delas para prestar assessoria.

2.     O aprendizado acontece no dia a dia

Você pode ter passado pela faculdade e conseguido toda a base de conhecimento jurídico, mas o verdadeiro aprendizado da advocacia acontece na prática. E essa prática pode ser bastante diversa daquilo que você aprendeu. Uma área que pode ter lhe chamado a atenção na teoria, poderá não ser tão interessante na prática.

A melhor forma de conhecer sobre as áreas do Direito é através de estágios ainda durante o tempo de faculdade. Se você fizer estágio num escritório de advocacia, certamente conseguirá conhecimento sobre diversas delas.

3.     Converse com outros advogados

O simples fato de conversar com profissionais mais experientes pode mostrar o tipo de área que mais atende suas expectativas e seu perfil. Conversando com advogados de outras áreas, você poderá tirar suas dúvidas.

Você pode ter boas informações ao discutir casos práticos ou mesmo acompanhando mais de perto o trabalho de outros advogados, podendo, assim, saber como é a atuação naquela área e ter melhores conhecimentos sobre o cotidiano de cada área de especialização.

4.     Tenha um objetivo claro

Ao escolher sua área de especialização, você precisa ter um objetivo definido. Assim, por exemplo, você pode definir que irá atuar na área escolhida através de seu próprio escritório, prestando assessoria a empresas ou instituições e mantendo sua liberdade de ação.

Manter o seu objetivo traçado é essencial para que você escolha a especialização mais acertada, uma vez que existem áreas que exigem mais a presença dos profissionais do que outras, que são mais flexíveis.

5.     Escolha com critério sua área de especialização

Leve em consideração que não é preciso escolher uma especialização assim que você se formar. Você pode estudar com calma cada uma das opções e escolher aquela com que mais se identifica com calma e ponderação.

Pense ainda que, ao escolher uma área de especialização, você deverá fazer um bom investimento na pós-graduação. Assim, não é necessário buscar as respostas com pressa.

Cada pessoa tem um tempo diferente para encontrar seu caminho. Assim, use o tempo que considerar necessário e siga o seu próprio instinto, certificando-se de que o caminho escolhido é o melhor para você e para sua carreira.

  • área jurídica

André Arnaldo Pereira

Advogado - Santa Rosa, RS


Comentários