Para um advogado aumentar o número de clientes é necessário que encontre meios de se expor a um público maior, obviamente sempre em conformidade com o Código de Ética e Disciplina da OAB. Existem alguns procedimentos que podem ser colocados em prática, podendo, desta forma, garantir o aumento do número de clientes. Veja como você pode fazer:
1. Crie seu networking
O networking é uma rede de contatos com outros profissionais que, de alguma maneira, possam auxiliar e aumentar o seu número de clientes. Se você é especializado em uma área do Direito, o networking com outros advogados poderá gerar uma troca de indicações.
O networking pode ser gerado através de redes sociais específicas, como o LinkeIn, a participação em palestras e eventos, sua associação em entidades ligadas ao Direito e, com isso, estabelecendo contatos com pessoas de interesse para aumentar o seu número de clientes. Trabalhar como advogado correspondente também é uma forma de aumentar o seu networking, garantindo bom trânsito no meio jurídico e se tornando mais conhecido.
2. Faça o seu marketing digital
O mundo está inteiramente conectado através da internet e uma ferramenta que não pode ser esquecida é o marketing digital. Ele serve para aumentar sua carteira de clientes e expandir seu nome e sua atuação profissional.
Você pode criar um blog para responder às principais dúvidas das pessoas e postar conteúdos de interesse relevante. Pode ser utilizado em conjunto com seu perfil nas redes sociais e seu blog, além de poder escrever para outros blogs com links direcionados para o seu.
Não se esqueça de que, nesse caso, é preciso estar atendo ao Código de Ética da OAB, que estabelece algumas regras para a prática de marketing digital.
3. Não se esqueça dos cartões de visita
Embora seja um procedimento tradicional e visto como antigo, os cartões de visita ainda são um excelente meio de divulgação de seu nome e de seu ramo de atuação no Direito. O cartão de visita permite que você seja sempre lembrado, mantendo-se presente na lembrança de seus potenciais clientes, permitindo aumentar o número deles e fazer crescer seu atendimento.
Essa recomendação é válida não só para advogados recém-formados, mas para qualquer um que esteja atuando em alguma área do Direito. Os dados básicos no cartão de visitas podem gerar inúmeras oportunidades para sua carreira e para aumentar o número de clientes.
4. Faça contratos com pagamentos mensais
Uma das formas de manter e aumentar o seu número de clientes é criando contratos com pagamentos mensais. Para clientes empresariais, principalmente, você pode combinar pagamentos que cubram uma assessoria jurídica, atendendo às necessidades de solução de problemas que não exijam qualquer ação judicial, independente de honorários por processos.
Além de permitir que seu escritório tenha uma renda mensal fixa para atender despesas e contas básicas, você terá como garantia uma carteira de clientes que, certamente, irão trazer a possibilidade de novos.
5. Evite os erros mais comuns no atendimento aos clientes
Para aumentar o número de clientes é necessário também não cometer alguns erros básicos que prejudicam sua reputação, bem como que não deixam que você tenha boa fama e reputação junto aos clientes. Um dos principais erros é atrasar as consultas, deixando o cliente esperando e fazendo com que se sinta insatisfeito.
Além disso, não agir com transparência durante os processos e não explicando todas as etapas e condições que devem ser tomadas, deixando seu cliente sem o total conhecimento das diversas fases processuais, pode manchar sua reputação. Mantendo uma agenda bem organizada, planejada com os horários de atendimento e com os processos em que precisa atuar, tornará seu trabalho mais respeitado e prestativo, deixando seus clientes satisfeitos e fazendo com que, quando necessário, eles possam recomendar seu nome.
Fidelizar os clientes é a melhor maneira de aumentar o número de clientes para o seu escritório, não se esqueça disso.