Nadadores americanos retornaram após confissão


22/08/2016 às 19h06
Por André Arnaldo Pereira

Os nadadores americanos Jack Conger e Gunnar Bentz retornaram aos Estados Unidos na última semana, depois de prestar depoimento na Delegacia de Atendimento ao Turista e confessarem que não houve assalto e sim um grande mal entendido.

Os atletas não chegaram a conversar com jornalistas. Em seu depoimento, Jack Conger disse que percebeu que Ryan Lochte havia mentido num noticiário. Bentz confirmou que retornou à Vila dos Atletas com todos os pertences, menos o dinheiro que pagou pelos estragos no posto de gasolina, um valor de US$ 20.

Responsabilidade sobre Ryan

No depoimento prestado, os dois atletas afirmaram que a versão apresentada por Ryan Lochte foi fantasiosa, informando que não houve roubo e que não tinham sido vítimas de violência, mas sim que havia ocorrido uma confusão no posto de gasolina.

O caso ganhou repercussão internacional, principalmente em virtude de Ryan Lochte ser um atleta bastante famoso nos Estados Unidos. Depois de esclarecida a situação, Gunnar Bentz e Jack Conger, que foram retirados de dentro do avião para prestar o depoimento, tendo os passaportes apreendidos, o susto passou e ambos tiveram que pagar multa para reaver os passaportes.

Os nadadores passaram a noite num hotel, perto do aeroporto internacional do Rio de Janeiro, não entendendo porque não haviam podido embarcar, já que havia uma confusão entre o que a delegada dizia e o que estava no despacho do juiz que determinou a apreensão dos passaportes.

Enquanto isso ocorria, um apresentador norte-americano, Matt Lauer, em conversa por telefone com Ryan Lochte, informou que o atleta havia mudando alguns pontos na versão prestada à polícia.

Lochte havia dito aos policiais que o táxi tinha parado no posto de gasolina para irem ao banheiro que eles haviam sido assaltados. A verdade, mostrada no vídeo apreendido pela polícia, é totalmente inversa: eles estavam aparentemente embriagados e provocaram uma confusão, depredando o posto e sendo instados pelos seguranças a pagar o estrago.

Entrevista de Ryan Lochte

Em entrevista no último domingo para uma grande rede de TV norte-americana, Ryan Lochte desfez toda a trama, afirmando que não havia sido um assalto e que tudo havia sido fruto de sua imaturidade.

O atleta fez o seu “mea culpa” praticamente sendo conduzido pelo entrevistador, percebendo-se claramente que ele sabia não ter mais condições de continuar com a história inventada.

Em determinado momento da entrevista, sempre incentivado pelo entrevistador, Ryan pediu perdão aos cariocas pelo ocorrido, tecendo elogios à organização das Olimpíadas do Rio, ao povo carioca e dizendo que, um dia, ainda pretende retornar ao Brasil, não para um torneio, mas sim para apreciar o país que o havia recebido tão bem.

Segundo ele, esse retorno só vai depender da autorização das autoridades, já que ele não pretende enfrentar qualquer situação de constrangimento.

A situação criada por Ryan Lochte gerou repercussão em toda a imprensa internacional, com sérias críticas à situação de violência no Rio e no Brasil, de uma forma geral. Felizmente, com a confissão do atleta, tudo foi contornado, criando uma nova visão para a organização das Olimpíadas e para a imagem brasileira no exterior.

  • Ryan Lochte
  • nadadores americanos
  • olimpíadas
  • rio 2016

André Arnaldo Pereira

Advogado - Santa Rosa, RS


Comentários