Para advogados, tanto recém-formados quanto para os mais experientes, existem algumas áreas jurídicas que oferecem melhores perspectivas para atuação no ano de 2017:
1. Especialista em Compliance Fiscal
A Compliance Fiscal é a aplicação de normas e procedimentos para que uma empresa esteja de acordo com os regulamentos previstos pela legislação.
Mais do que uma formação técnica, o advogado especialista em compliance fiscal deve ter um perfil investigativo, autonomia, retidão de conduta e discrição. Além disso, como a maior parte das empresas que precisam de compliance fiscal são multinacionais, falar inglês é importante.
Trata-se de uma carreira relativamente nova no Brasil, sendo um dos frutos da Lei Anticorrupção, promulgada em 2013. Como o Brasil sempre teve um modelo de negociações que trazia desconfiança aos investidores, a exigência por maior transparência, com adesão às normas, apresenta uma nova profissão que, certamente, terá grande futuro no mundo empresarial.
2. Governança corporativa
O advogado gestor de governança corporativa torna-se responsável para implantar melhores práticas nas empresas de governança. É necessário que o advogado tenha conhecimentos de administração, de economia e de engenharia, mantendo especialização em auditoria e controladoria.
Diante das atuais circunstâncias, as empresas buscam melhores formas de governança para gerenciar e reduzir custos, procurando se manter no mercado e a profissão se mostra interessante para 2017.
3. Fusões e aquisições
Um advogado especialista em intermediação de negociações envolvendo compra e venda de empresas, com pós-graduação em direito societário ou empresarial, terá boas chances de colocação no mercado em 2017.
Para o trabalho, é necessário boa formação técnica, experiência em fusões e aquisições e, diante do cenário globalizado, conhecimentos de inglês e espanhol são indispensáveis.
4. Recuperação judicial
A crise financeira levou muitas empresas a procurar recuperação judicial e o advogado responsável por essa área deve representar as companhias que não tenham condições de honrar seus compromissos, buscando evitar sua falência.
A especialização do profissional deve ser na área cível e de processo civil, com conhecimentos sobre negociação e com o objetivo de encontrar formas de ajudar a empresa a sobreviver.
5. Especialização em contencioso
O contencioso envolve disputas ou conflitos de interesses nas mais diversas áreas, como trabalhistas, cíveis, tributárias, entre outras. O advogado com especialização nas áreas citadas pode encontrar um bom campo de trabalho em 2017.
Como o número de processos tem aumentado consideravelmente, a área contenciosa é uma das que mais apresentarão oportunidades, intensificando a busca por especialistas.
6. Consultoria tributária
A consultoria tributária envolve o suporte em questões estratégicas das áreas jurídica, financeira e de operações de fusões e aquisições. O perfil para essa área jurídica é pós-graduação em direito tributário, com inglês fluente e experiência em consultoria.
A crise econômica, pode era de se esperar, aumenta a necessidade de arrecadação e, diante disso, com a complexidade da legislação tributária, as empresas têm necessidade de profissionais especializados para evitar falhas em suas operações e transações comerciais.
7. Tributação internacional
Uma nova tendência para a área jurídica em 2017 é a tributação internacional, principalmente pela vigência da Lei de Repatriação de Recursos. O profissional de direito com conhecimento nessa área, certamente terá excelentes oportunidades de trabalho em 2017.
Conclusão
O advogado possui papel fundamental nos destinos das empresas e das pessoas físicas em qualquer época e em qualquer lugar. Diante da concorrência acirrada no mercado jurídico, no entanto, há a necessidade de especialização.
Buscando conhecer melhor as oportunidades, o profissional formado em Direito terá condições de sobressair-se entre seus concorrentes e encontrar oportunidades únicas no mercado de trabalho, apresentando sua especialização, seu conhecimento e sua vontade de vencer.