O mundo das séries pode ser bastante interessante por apresentar situações do cotidiano de inúmeras profissões e, com o direito isso não é diferente. Recentemente, a série Notorious foi lançada na televisão fechada do Brasil e se destaca por apresentar detalhes questionáveis dos bastidores entre a relação advogado e imprensa.
A trama se concentra no envolvimento entre o advogado de defesa, Jake Gregorian, e a importante produtora de televisão, Julia George, em uma busca para controlar os principais veículos de comunicação do país, a justiça e, sempre que possível um ao outro.
Série conta com inspiração em casos reais
O desenvolvimento da série não se limita em retratar possíveis situações reais, uma vez que tem como base os casos reais do conhecido advogado de defesa criminal, Mark Geragos, e da editora de um canal de notícias, Wendy Walker, que atuaram como produtores executivos da atração.
Na vida real, a dupla construiu uma parceria bastante sólida e duradoura que gerou alguns dos capítulos mais polêmicos dos Estados Unidos nos últimos anos.
Temática pode render debates sobre a ética e a exploração da opinião pública
De fato, a temática de Notorious é bastante atual ao colocar em xeque a ética profissional e até onde é válido contar com apoio ou não da opinião pública dentro da esfera jurídica. Na série, o advogado sempre recorre à imprensa quando algum dos seus clientes está sob os holofotes.
Jake Gregorian acaba utilizando os veículos de comunicação para construir uma visão que possa favorecer os seus interesses e nem sempre por vias consideradas legais ou toleráveis. Ao mesmo tempo em que a produtora-executiva de TV, Julia George explora ao máximo toda a fama e a popularidade destes clientes para alavancar a audiência e a relevância de seu programa, Louise Herrick Live, nacionalmente.
Em um trabalho conjunto, eles articulam o método em que o assunto será abordado para todo o país e acabam também por estabelecer as manchetes dos principais veículos de comunicação. No entanto, a dupla também se mobiliza para alcançar os seus objetivos particulares e manter o acordo de beneficiamento mútuo sem quebrar uma única regra: jamais mentir um para o outro.
Fins justificam os meios?
De maneira geral, a série coloca em debate um jargão utilizado há muito tempo pela sociedade: os fins justificam os meios. Afinal, Jake e Julia mostram que quem consegue persuadir um país inteiro criando mocinhos e vilões todos os dias diante das câmeras, até mesmo mitos algumas vezes, detem o poder na maioria das vezes.
Sendo assim, a temática abordada pela série é bastante relevante não apenas para a realidade mostrada na tela, questões políticas e criminais dos Estados Unidos, bem como motiva a reflexão a respeito do papel que advogados, juristas, jornalistas e comentaristas políticos desempenham em um momento tão delicado para a economia, a política e a as instituições brasileiras.