Contratou empréstimo consignado? Fique atento a possibilidade de ter havido a venda casada de seguro.


01/07/2022 às 11h40
Por Ana Laura Marquetto

Além de ser uma prática abusiva, é proibida por lei e ocorre quando o fornecedor obriga o consumidor a adquirir outro serviço para poder contratar um produto financeiro.

Tal prática é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)

I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

As empresas devem esclarecer todas as taxas e tarifas que serão cobradas na transação, permitindo assim, que o cliente esteja ciente do que está adquirindo.

Uma das formas mais comuns é o oferecimento, junto ao empréstimo consignado, pelo banco ou financeira, do seguro prestamista, e serve como garantia de pagamento total ou parcial do saldo devedor, de acordo com o contrato que foi fechado.

Quer saber mais sobre o assunto?

Me mande uma mensagem.

Ana Laura Marquetto

OAB/RS 126.729

  • Direito do consumidor
  • Consumidor
  • Bancário
  • Juros
  • Cobrança
  • Venda casada
  • Seguro prestamista

Ana Laura Marquetto

Advogado - Lajeado, RS


Comentários