Divórcio - Quatro dicas importantes antes de se separar!


27/05/2024 às 15h46
Por Lilian Castro

O divórcio é permitido no Brasil desde 1977, mas, mesmo depois de mais de 47 anos, o assunto ainda é um tabu para muitas pessoas.

Todo relacionamento passa por altos e baixos, entretanto, em determinados momentos, a separação parece ser a única solução para os conflitos.

O divórcio é um momento marcante na vida do casal e não existe um manual de instruções para te preparar para o divórcio, até porque a experiência de cada pessoa é diferente.

Mas se você estiver decidida(o) a partir para o divórcio, existem algumas dicas que você tem que saber para poder se organizar.

1 - Ao se "preparar" para a separação é necessário juntar toda a documentação dos bens: casas, apartamentos e outros imóveis, de possíveis ativos financeiros, como contas conjuntas ou investimentos, e documentos dos veículos.

2 - È necessário decidir quem ficará e quem sairá da casa. Num primeiro momento, isso deve ser negociado em consenso, mas, caso não haja um acordo, essa questão irá para o Juiz decidir.

3 - Saiba que o divórcio poderá ser feito tanto em cartório quanto na via judicial. No cartório, existe a vantagem de ser mais rápido e eficiente, com toda a situação se resolvendo em poucos dias; mas o casal tem de estar 100% de acordo e não pode ter filhos menores de idade.

4 - A guarda dos filhos sempre é uma responsabilidade conjunta do casal, mas em diferentes níveis. A lei estabelece como padrão a guarda compartilhada, geralmente com residência fixa matena, sem determinar um número pré-definido de visitas ou de valor para pensão, que deverá ser acordado entre os pais ou, não havendo acordo, determinado pelo Juiz.
 

  • DIVÓRCIO

Lilian Castro

Escritório de Advocacia - Ribeirão Pires, SP


Comentários